Pois é, o título é meio exagerado mas é isso mesmo que você leu: um estudo inédito divulgado pela universidade americana de Ohio acabou de colocar o sexo oral no primeiro lugar da lista dos principais fatores para desenvolvimento de câncer na garganta – a frente de causas bem mais manjadas como fumo e alcoolismo!
Claro que tem um culpado (esse sim velho conhecido de todo mundo): o HPV, que é quem causa o câncer e é facilmente transmitido pelo sexo oral. O motivo é que algumas das variações do HPV são as maiores causadoras de verrugas, consideradas lesões pré-cancerosas.
Para se ter uma ideia, na Suécia cerca de 90% dos casos de câncer na garganta têm relação com o HPV – quando, na década de 70, eram apenas 25%.
Calma que piora: outro estudo recente, da Universidade Johns Hopkins, mostrou que pessoas que praticaram um oral com mais de seis parceiros tinham nove vezes mais chances de desenvolver câncer na garganta. E para quem já tinha HPV, as chances se multiplicavam por 32...
O jeito é um só – e graças a Deus não envolve abstinência de oral – se vacinar. Segundo os dados, nos países em que a vacina contra o HPV é obrigatória, as infecções diminuiram por volta de 90%.
Cuidem-se!
Bj Tais
Nenhum comentário:
Postar um comentário